Na edição #14 da Zine saiu um interessante artigo sobre a história da demoscene em Portugal escrito pelo ps. Podem lê-lo aqui http://zine.bitfellas.org/article.php?zine=14&id=7
O que é a demoscene?
A demoscene é a comunidade criade em torno da arte de fazer demos: animações audiovisuais executadas em tempo real por uma máquina, criadas com o objectivo de demonstrar a capacidade da máquina e dos criadores, os chamados demosceners.
Ser demoscener é ser masoquista. Programar por gosto, desenhar por tédio, criar algo virtual por necessidade incorpórea. Ser herói desconhecido, artista que não se vende, utópico desmedido. É acreditar em poder ser melhor, investir desmedidamente, quebrar os próprios limites. É ser inspirado e servir de inspiração. Querer ser um Deus viciado em arte digital.
A demoscene cresceu com os ideais de liberdade e criatividade digital. Grupos que distribuiam jogos gratuitamente no final dos anos 80, sentiram a necessidade de mostrar a sua criatividade artistica através de competições realizadas em demoparties, eventos ainda hoje realizados de 1 fim de semana onde demosceners se juntam para trocar impressões e celebrar a divulgação das suas novas criações.
As culturas co-relacionadas à demoscene são varias:
escrito por ps em 26.6.05